Quais são os sintomas iniciais de demência? Os sintomas variam entre a doença de Alzheimer e outros tipos de demência, mas há grandes semelhanças entre ambos.
Cada pessoa é única e a demência afeta as pessoas de forma diferente – não há duas pessoas que tenham sintomas que se desenvolvam exatamente da mesma maneira. A personalidade, a condição de saúde geral e a situação social de um indivíduo são factores importantes para determinar o impacto da demência na vida de cada um.
Os sintomas variam entre a doença de Alzheimer e outros tipos de demência, mas há grandes similaridades entre todos eles. Os primeiros sinais mais comuns de demência são a perda de memória e a redução de competências práticas, o que pode levar ao afastamento do trabalho ou de atividades sociais. Se considera que este tipo de situações estão a afetar a sua vida diária, ou a vida de alguém que conhece, deve procurar ajuda especializada.
Sintomas de demência
1. Perda de memória
O declínio da memória, especialmente a memória de curto prazo (a capacidade de nos lembrarmos de coisas/situações que aconteceram mais recentemente), é o sintoma inicial mais comum da demência.
Episódios de esquecimento são comuns mas, neste caso, a pessoa consegue lembrar-se de outros factos associados ao evento principal que esqueceu. Por exemplo, pode esquecer-se do nome do vizinho, mas sabe que a pessoa com quem está a falar é o vizinho. Uma pessoa que vive com demência pode esquecer-se do nome do vizinho mas, também, do próprio contexto. Por outro lado, a memória de acontecimentos passados pode prevalecer face a eventos recentes.
2. Dificuldade em executar tarefas familiares
As pessoas com demência podem passar a considerar difícil completar tarefas quotidianas que lhe eram familiares e que, normalmente, faziam naturalmente, sem pensar. Alguém com demência pode não saber em que ordem vestir diferentes peças de roupa ou a ordem dos passos necessários para preparar uma refeição, por exemplo.
3. Problemas de linguagem
Ocasionalmente, todos temos dificuldade em encontrar a palavra certa, mas uma pessoa com demência pode, frequentemente, esquecer-se de palavras simples ou usar palavras fora do contexto, tornando a fala ou a escrita difíceis de compreender. Também pode ter dificuldade em acompanhar uma conversa e, portanto, isolar-se ou evitar encontros sociais.
4. Desorientação no tempo e no espaço
Por vezes, podemos esquecer-nos, momentaneamente, do dia da semana, do local para onde íamos ou do objeto que procuramos numa divisão da casa. Contudo, a pessoa com demência pode perder-se em lugares familiares, como o local onde vive, perder a referência do local onde se encontra ou esquecer-se de como lá chegou, ficar desorientada e não saber como voltar para casa. Alguém com demência também pode confundir a noite com o dia.
5. Perda da capacidade de julgamento
A pessoa com demência pode vestir-se de forma desadequada, vestindo várias camadas de roupa num dia quente ou muito poucas num dia frio.
6. Dificuldade de concentração, de planeamento ou de organização
Uma pessoa com demência pode ter dificuldade em tomar decisões, resolver problemas ou pagar as contas.
7. Perda de objetos
Qualquer pessoa pode perder a noção de onde deixou a carteira ou as chaves de casa. No entanto, alguém com demência pode colocar os objetos em lugares absolutamente incomuns, como guardar o ferro de passar a roupa no frigorífico ou deixar o relógio de pulso no açucareiro.
8. Mudança de humor ou de comportamento
Todo ficamos tristes ou mal-humorados de vez em quando. Já a demência pode fazer com que alguém se torne anormalmente emocional e experimentar mudanças drásticas de humor ou episódios de irritabilidade sem motivo aparente. Também é possível o inverso, ou seja, mostrar menos emoção ou interação social em relação ao que era o seu habitual.
9. Problemas de visão e perda de capacidade de relação espacial
Os problemas de visão são típicos do avançar da idade devido ao processo normal de envelhecimento ou associado a problemas de saúde, como as cataratas. A pessoa com demência pode ter dificuldade em ler, em avaliar a distância entre objetos, ver a três dimensões ou determinar a cor ou o contraste das imagens.
10. Afastamento do trabalho e/ou de atividades sociais
Em determinados momentos da vida, todos podemos ficar cansados de executar tarefas domésticas, do trabalho ou desmotivados perante o cumprimento de obrigações sociais. No entanto, uma pessoa com demência pode tornar-se muito passiva, ficando frente à televisão horas a fio, dormindo mais do que o habitual ou perder o interesse nos seus passatempos preferidos.
Perante a presença de alguns destes sintomas, é recomendável procurar ajuda médica e conversar de forma aberta com o profissional de saúde.
Adaptado de Alzheimer’s Disease International – https://www.alzint.org/ (consulta online em 1 de outubro de 2024)