O isolamento social dos idosos pode ser causado por uma série de fatores, incluindo a perda de amigos e familiares, a diminuição da mobilidade e a falta de transporte à medida das necessidades, a falta de recursos financeiros e a falta de atividades sociais adequadas devido à ausência de envolvimento na comunidade ou com o mundo exterior.
A solidão é um sentimento subjetivo e relaciona-se com ausência de contacto, de sentimento de pertença ou com a sensação de se estar isolado. Por outro lado, o sentimento de solidão pode interferir com a qualidade de vida das pessoas. Não sendo a mesma coisa, o isolamento social pode desencadear o sentimento de solidão.
O isolamento social pode levar a uma série de problemas de saúde mental e física, incluindo a depressão, a ansiedade, a deterioração cognitiva, a falta de atividade física, a falta de cuidados adequados e o aumento do risco de doenças crónicas.
Isolamento social dos idosos
Para evitar o isolamento social dos idosos, é importante fornecer-lhes uma variedade de recursos, atividades e oportunidades de interação social. Algumas estratégias que podem ajudar incluem:
1. Incentivar interesses e atividades
Incentivar a participação em grupos de atividades e de interesses, como clubes de leitura, grupos de caminhada, aulas de arte, entre outros.
2. Transporte adequado
Disponibilizar transporte adequado e acessível para que os idosos possam sair de casa e participar de eventos sociais e recreativos.
3. Promover o contacto e as relações sociais
Incentivar a comunicação regular com amigos e familiares por meio de chamadas telefónicas, videoconferências e redes sociais.
4. Viver em casa
Oferecer serviços de cuidados em casa e suporte para os idosos que precisam de assistência com atividades diárias.
5. Envolver-se na comunidade
O isolamento social dos idosos também pode ser prevenido através da inclusão social do idoso em comunidades e bairros, por meio de atividades comunitárias e eventos locais.
6. Serviços de saúde adequados
Fornecer serviços de saúde adequados e acessíveis, incluindo cuidados médicos e de saúde mental.
7. Sensibilizar a sociedade
Sensibilizar a sociedade sobre a importância de incluir e valorizar a população idosa, eliminando estigmas e preconceitos.
Estas são algumas medidas que podem ajudar a reduzir o isolamento social dos idosos e melhorar a sua qualidade de vida. A existência de harmonia familiar e ausência de conflitos, bem como uma boa autoestima, autonomia e orientação social positiva são fatores que ajudam a evitar o isolamento. Também a disponibilidade para aceitar apoio de sistemas externos ao seu meio podem reforçar a capacidade do idoso em lidar melhor com as circunstâncias da vida.