A gratidão é um caminho rápido, fácil e eficiente para reduzir o stress dos cuidadores. A gratidão traduz-se na capacidade de reconhecer que existem coisas boas na nossa vida, independentemente das dificuldades que podem dominar a nossa vida num determinado momento. Manter uma atitude positiva perante a vida e olhar para “o copo meio cheio” em vez do “copo meio vazio“, ajuda-nos a colocar os acontecimentos em perspetiva.
Ser positivo não significa ignorar os problemas ou fazer de conta que estes não existem. É, antes, uma forma de encaramos as fases menos positivas da vida com otimismo e com a certeza de que são passageiras. Quando tudo nos parece desabar, quando estamos exaustos e sem soluções, a gratidão permite-nos focar nos aspetos positivos que preenchem a nossa vida: saúde, família, emprego, boas relações, entre outras. A vida acontece nos detalhes e é a estes que devemos prestar atenção.
Rotina diária de gratidão
Termine o seu dia com “Sou grato por…”. Leve o tempo que precisar. Não importa se precisa de 5 ou de 20 minutos. No início, pode ter alguma dificuldade em fazer uma lista mas, se praticar, em breve, irá conseguir reconhecer que há muitas coisas na sua vida pelas quais se sente grato. Ao fim de algum tempo, a sua lista será ainda maior.
Num dia muito feliz escreva uma carta, à mão, à pessoa mais importante da sua vida: você! Guarde-a. Releia-a quando se sentir mais triste ou particularmente cansado.
Ser grato é sentir um certo contentamento perante uma determinada situação do dia a dia. Não precisa de ser nada de muito complicado ou complexo. Pode ser um gesto simpático que nos surpreende ou uma palavra gentil com a qual não estávamos a contar. Sempre uma palavra, gesto ou acontecimento são dignos de agradecimento, o nosso cérebro reage, aumentando o nível de dopamina – um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar, humor e prazer, entre outras funções. Assim, quanto mais gratos nos sentimos pelas pequenas coisas da vida, maior a liberação de dopamina, e mais satisfeitos e felizes no sentimos.
5 Formas de aliviar o stress dos cuidadores pela gratidão
Se é cuidador, está sujeito a uma enorme pressão e desgaste (quer físico quer emocional). As estratégias abaixo vão ajudá-lo a encarar as dificuldades com otimismo, trazendo bem-estar e tranquilidade à sua mente.
- Mantenha o seu diário de gratidão. Não se esqueça de reservar uns minutos por dia para o fazer. Pode ser quando estiver deitado na cama, por exemplo, antes de adormecer. Relaxe e pense no que aconteceu de bom no seu dia e nas coisas boas que tem na sua vida.
- Aprecie os pequenos prazeres da vida e as maravilhas simples da Natureza. Deixe-se maravilhar pela vida, pelos detalhes, por tudo aquilo que passa desapercebido a praticamente toda a gente. Encante-se com a vida.
- Evite ouvir sempre notícias negativas ou envolver-se com pessoas pessimistas que criticam tudo e todos. Mantenha-se no seu caminho, com compaixão. Não permita que a infelicidade e o descontentamento alheios invada a sua mente. Se conviver com pessoas tóxicas, procure afastá-las da sua vida. Não lhes dê mais importância do que aquela que merecem.
- Quando um pensamento negativo vier à sua mente, substitua-o imediatamente por um positivo. No início, pode ter alguma dificuldade em fazer este exercício, mas não desista. Em breve, o seu cérebro habitua-se a pensar de forma diferente.
- Coloque pequenas frases com mensagens positivas e de gratidão na sua casa, na sua carteira, no seu carro, no seu telemóvel. Quando se sentir triste, tenso ou desanimado, releia essas frases. Pense no que as fez escrever ou porque as escolheu. Escolha momentos felizes para recordar.
Alguns conceitos de gratidão
As palavras abaixo traduzem uma atitude de gratidão. Confira.
- Crescimento
- Amor
- Esperança
- Saúde
- Perdoar
- Acreditar
- Paz
- Tranquilidade
- Espiritualidade
- Mudança
- Espírito
- Abundância
- Propósito
- Caminho
- Riso
- Receber
- Agradecer
- Criar
- Comunidade
- Vida
- Verdade
- Presente
- Dar
- Orientação
- Bondade
- Alma
- Questionar
- União
- Família
- Autoconsciência